Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores
Segurança Alimentar e Nutricional
Segurança Alimentar e Nutricional é a realização do direito de todos ao acesso regular e permanente a alimentos de qualidade, em quantidade suficiente, sem comprometer o acesso a outras necessidades, com base em práticas alimentares promotoras da saúde, social, econômica e ambientalmente sustentáveis (LOSAN, 2006).
A Área de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos é coordenada por uma Nutricionista - Responsável Técnica, que atua em regime de tempo integral. Entre as atribuições da nutricionista estão o controle de qualidade dos alimentos perecíveis e não perecíveis, desde a chegada até a distribuição nas Instituições beneficiadas pelo Banco. Importante salientar que o Banco de Alimentos, em parceria com redes de supermercados, distribuí também hortifrutigranjeiros contribuindo para complementar a alimentação das pessoas atendidas pelas Instituições beneficiadas, uma vez que estes alimentos são fontes ricas de vitaminas e minerais, completando assim todos os grupos de alimentos necessários a uma alimentação saudável.
O Banco de Alimentos conta ainda com a parceria da Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, uma vez que o Banco faz parte de um dos Projetos Sociais da Universidade na Área da Saúde. Este trabalho é operacionalizado através das atividades acadêmicas dos alunos do Curso de Nutrição (voluntários, estagiários curriculares e bolsistas), coordenados por professoras do Curso e pelas nutricionistas do Banco. As atividades desenvolvidas pelos estagiários estão inseridas em um Projeto de Promoção e Educação em saúde, realizadas em Instituições localizadas em Porto Alegre e que recebem alimentos do Banco (Escolas de Educação Infantil e de atendimento à adolescentes). Além da UNISINOS o Banco conta com estagiários da PUC, IPA, UFRGS e UFCSPA.
O trabalho de vigilância nutricional desenvolve-se através da realização de avaliação do estado nutricional das crianças e adolescentes atendidos pelas Escolas.
A partir da vigilância Nutricional são planejadas ações de Promoção à Saúde, realizadas através de intervenções de Educação nutricional e em saúde com atividades lúdicas.
As intervenções incluem atendimento individual das crianças, entrevistas e reuniões com pais e atividades de Educação Alimentar (teatro, teatro de fantoches, estórias, brincadeiras, oficinas de culinária, manipulação de massa de modelar, desenhos, pinturas, jogos, etc.). Educadores e manipuladores de alimentos (cozinheiras e auxiliares de cozinha) também são avaliados e atendidos, de forma individual ou em grupo, quando necessário.
Já foram identificados junto às instituições problemas de nutrição: obesidade, baixo peso, baixa estatura, anemia ferropriva e falciforme, doença celíaca, intolerância à lactose, alergia à proteína de vaca, entre outras muito comuns nas comunidades atendidas.
São realizadas, também, capacitações para manipuladores de alimentos (cozinheiras e auxiliares de cozinha) das Instituições, visando sensibilizar os participantes em relação à higiene na manipulação dos alimentos, à adequada higienização e o preparo de receitas de reaproveitamento dos alimentos para aumentar o seu valor nutritivo.
As atividades de Promoção à Saúde não se limitam apenas às Instituições beneficiadas, sendo realizadas também em diversos Eventos (Transposul, Ação Global para a Saúde, Ação e Cidadania, Expointer, etc) e em Escolas da rede municipal, estadual e privadas. Outros cursos da Universidade também realizam atividades no Banco como a Engenharia de Alimentos, contribuindo no controle de qualidade dos alimentos.
-Prof. Dra. Denize Ziegler
-Prof. Dra. Denise Zaffari
-Nutricionista MS. Adriana Lockmann
-Nutricionista Evelyn Carvalho de Lima
-Nutricionista Nathalia Perazzo Martins