Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores
Uma ação empresarial pela cidadania
O Banco de Alimentos é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, que atua como um gerenciador de desperdícios administrando três operações: coleta de doações, armazenamento e distribuição qualificada de alimentos para entidades beneficentes. O primeiro Banco de Alimentos do Brasil foi criado em Porto Alegre, no Conselho de Cidadania da FIERGS, no ano 2000, com o objetivo de combater a fome, a desnutrição e o desperdício de alimentos. Em dezoito anos, o Banco de Alimentos de Porto Alegre arrecadou e distribuiu mais de 50 milhões de quilos de alimentos para as entidades carentes. Atualmente, beneficia 200 entidades de todos os bairros da capital gaúcha.
Em 2007, foi criada a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, visando levar os benefícios do Banco de Alimentos para outras localidades, e ainda, estabelecer uma padronização de serviços e alinhamento da metodologia.
Atualmente a Rede de Bancos de Alimentos possui Bancos de Alimentos associados nas seguintes localidades: Alvorada, Cachoeirinha, Camaquã, Canoas, Capão da Canoa, Caxias do Sul, Cruz Alta, Encruzilhada do Sul, Gravataí, Guaíba, Litoral Norte, Pelotas, Porto Alegre, Região do Calçado (Novo Hamburgo, Estância Velha, Sapiranga e Campo Bom), Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santana do Livramento, Tramandaí, Uruguaiana, Vale do Sinos (Portão, Sapucaia, São Leopoldo e Esteio), Venâncio Aires e Viamão.
Operacionalidade e sistemática de trabalho
A sistemática de trabalho do Banco de Alimentos é muito simples. Os alimentos doados são coletados nos locais e dias indicados pelos doadores. Em seguida, as doações são armazenadas na central de arrecadações, um depósito próprio do Banco de Alimentos. Neste local, as nutricionistas analisam e determinam quais os tipos de alimentos necessários para as instituições, conforme as quantidades e valores nutricionais ideais para suprir suas necessidades. Posteriormente ocorre a distribuição qualificada dos alimentos, entregues gratuitamente para as instituições previamente cadastradas no Banco de Gestão e Sustentabilidade. As entidades beneficentes (entidades assistenciais como creches, escolas, asilos, lares de excepcionais, associações de bairros, entre outras) também recebem treinamento sobre segurança alimentar, higiene, e aproveitamento adequado dos alimentos.
O SETCERGS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística no Estado do Rio Grande do Sul), presidida por João Jorge Couto da Silva é a entidade responsável pelo gerenciamento logístico da Rede de Bancos de Alimentos RS. Roda anualmente uma média de 100.000 km, executando a coleta e a distribuição de alimentos arrecadados às instituições carentes cadastradas, gratuitamente.
Projetos de Nutrição e Hortifrutigranjeiros
O Banco de Alimentos também contribui com a comunidade e a sociedade através de ações lúdicas, recreativas e educativas desenvolvidas pelos Projetos de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como ações educativas e de sensibilização realizadas junto aos parceiros, doadores, mantenedores, etc.
Os cinco projetos desenvolvidos acontecem em parceria com as principais universidades Gaúchas (UNISINOS, UFRGS, PUCRS, UFCSPA, IPA, UNICRUZ, entre outras), e mais de 400 estagiários já participaram dos programas de nutrição, beneficiando as instituições atendidas. Os projetos contribuem para a promoção da saúde da população, principalmente, na forma de educação alimentar. A equipe de nutrição do Banco realiza, através dos Projetos “Nutrindo o Amanhã” e “Primeiros Passos”, periodicamente, avaliações nutricionais para determinar o perfil antropométrico das crianças matriculadas nas instituições atendidas. Já o Projeto “Cozinha Nota Dez” se destaca ao implementar uma cultura de boas práticas e higiene na manipulação de alimentos nas instituições beneficiárias do Banco de Alimentos. O projeto “Oficina do Sabor” tem como objetivo incentivar as pessoas a realizarem escolhas alimentares adequadas, tendo a culinária como seu eixo estruturante. As oficinas de culinária são realizadas na cozinha experimental do Banco de Alimentos e são divididas em parte prática e teórica. O “Passos da Longevidade” tem como objetivo promover e manter a qualidade de vida e saúde da população idosa.
Outra iniciativa de grande amplitude social é o combate ao desperdício de alimentos, com destaque para o Programa “Hortifrutigranjeiros”, em parceria com supermercados do Estado do Rio Grande do Sul para recolhimento, higienização e distribuição de frutas e hortaliças “descartadas” das gôndolas das lojas, mas em perfeitas condições de consumo humano.
Fontes de captação de recursos e campanhas
Já no que se refere às fontes de captação de alimentos, o Banco de Alimentos conta com a participação da sociedade como um todo, a partir de uma sinergia estabelecida com empresas, sindicatos, bancos comerciais, universidades, clubes de serviços, associações comerciais, industriais e de serviços, federações, entidades religiosas, poder público, entidades representativas de classe, entre outras, que lhe proporcionam doações para serem destinadas às instituições previamente cadastradas.
Ainda com o objetivo de captar alimentos, o Banco desenvolve campanhas de arrecadação, tais como o tradicional “Sábado Solidário” que é realizado em parceria com a Rede de Supermercados Asun, Carrefour, Rissul e Walmart, contando com um verdadeiro exército de voluntários que captam alimentos e estimulam a solidariedade. Já a campanha virtual do “Clique Alimentos”, que é uma verdadeira inovação tecnológica na área de responsabilidade social, já captou para o Banco mais de 7 milhões de quilos de alimentos. Disponibilizando aos internautas uma sistemática extremamente simples de clicar para doar sem qualquer custo, o Banco conseguiu facilitar a participação de doadores do mundo inteiro. O site www.cliquealimentos.com.br, desde o seu lançamento em 2008, já foi acessado por internautas de 153 países e mais de 7 mil cidades do mundo. As Campanhas “Super Natal Banco de Alimentos”, “Inverno Sem Fome” e “Campanha do Quilo” são outras importantes campanhas de sucesso do Banco de Alimentos.