Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores
A Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul realizou o IV Encontro de Bancos de Alimentos e o I Encontro Estadual de Núcleos Bancos de Alimentos, em 17 de outubro, na FIERGS. Dirigentes de Bancos de Alimentos e Núcleos Bancos de Alimentos, Empresários, Clubes de Serviço (Rotary e Lions), Escoteiros, Universitários, entre outros convidados, assistiram as palestras da Rede de Bancos de Alimentos e trocaram experiências. O Encontro objetivou alinhar as metodologias da Rede com os Bancos de Alimentos e Núcleos Associados, além de disponibilizar informações para facilitar o dia a dia destas instituições.
O evento iniciou às 9h, com abertura do Presidente do Sistema FIERGS, Sr. Heitor José Muller. De acordo com o Presidente, a quarta edição do evento "consolida o êxito da visão de responsabilidade social da indústria gaúcha, de criar estruturas que transformam o desperdício em benefício às comunidades carentes". O Coordenador do Conselho de Cidadania da FIERGS, Jorge Luiz Buneder falou das iniciativas da Rede de Bancos de Alimentos, as metas superadas com a distribuição de 16 milhões de quilos de alimentos, e da parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) que levará a metodologia dos Bancos Sociais para todo o Brasil. O Presidente da Rede de Bancos de Alimentos, Paulo Renê Bernhard, destacou a sinergia gerada pelos Bancos de Alimentos “Os Bancos de Alimentos integram toda a sociedade, são clubes de serviços, empresários, escoteiros, universidades, neste ambiente estão todas as pessoas do bem” ressaltou.
As palestras realizadas no período da manhã abordaram os seguintes temas: Aspectos Jurídicos e Contábeis, com o Presidente do Banco de Alimentos de Porto Alegre, Antônio Parissi; Orientações Técnicas de Comunicação e Marketing, com o Diretor da Agência de Publicidade Me Gusta Propaganda e Diretor da Rede de Bancos de Alimentos, Daniel Kieling; Orientações Técnicas de Utilização dos Sites, com o Diretor da Empresa PlugZone, Nazário de Souza; Normas e Procedimentos de Segurança Alimentar com a Coordenadora dos Cursos de Nutrição e Gastronomia da Unisinos, e Diretora da Rede de Bancos de Alimentos, Denise Zaffari; e apresentação do Projeto de Combate ao Desperdício e à Fome, com o Assessor de Projetos da Rede de Bancos de Alimentos, Sr. Luiz Carlos Einloft.
Antes de iniciar o almoço de confraternização, foi lançada a Revista da Rede de Bancos de Alimentos, a publicação “Fazer Bem”, que integrará os Bancos de Alimentos, Núcleos, e a sociedade. O Diretor do Conselho editorial do Banco de Alimentos, Sr. Adir Fração, principal responsável pela edição da revista falou do processo de criação desta publicação, e convidou o Diretor da Empresa Me Gusta, Daniel Kieling, e a Jornalista da Empresa Prática em Comunicação, Vanessa Fernandes, criadores da Revista, para fazer a apresentação aos convidados. O presidente da Rede de Bancos de Alimentos, Paulo Renê Bernhard, fez a entrega dos primeiros exemplares da Revista aos senhores Jorge Luiz Buneder e Adir Fração.
No período da tarde, o Presidente da Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paulo Renê Bernhard, ministrou palestra sobre Captação de Recursos, Mantenedores, Parceiros Estratégicos e Doadores. Em seguida, o Ex-presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Logística do Estado do Rio Grande do Sul-SETCERGS, Sr. João Pierotto falou da Logística dos Bancos de Alimentos, coordenada pelo SETCERGS, que através das Transportadoras Associadas roda uma média de 80.000 km por ano em prol dos Bancos de Alimentos.
Presidentes de quatro Bancos de Alimentos associados à Rede apresentaram seus cases no Encontro: Sr. Moacir Bastos mostrou o Case do Banco de Alimentos do Rio de Janeiro; Sra. Janete Tavares falou do Banco de Alimentos de Caxias do Sul; Sr. Darci Martins apresentou o sucesso do Banco de Alimentos de Cruz Alta inaugurado há um ano; e os Srs. Roberto Bastiani e Romeu Pessato falaram das conquistas do Banco de Alimentos de Gravataí. Após o encontro, os Bancos de Alimentos e Núcleos visitaram as instalações do Banco de Alimentos de Porto Alegre, primeiro Banco inaugurado no Brasil.
A Rede de Bancos de Alimentos do RS é composta por 17 Bancos de Alimentos Associados, que juntos arrecadam, separam e distribuem 370 toneladas de gêneros alimentícios para 803 entidades beneficentes todos os meses. Com isso, conseguem atender a um público de 40.000 pessoas. Além dos Bancos, a Rede possui 87 Núcleos Bancos de Alimentos, entidades que realizam o recolhimento, higienização e distribuição de frutas e hortaliças descartadas (mas em perfeitas condições de consumo humano) das gôndolas das lojas Walmart.