Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores
Ao doar alimentos para organizações sociais, o Banco de Alimentos tem a preocupação com a garantia da segurança dos alimentos produzidos nestas instituições. Porém, nem sempre existe a certeza de que estes alimentos chegarão aos consumidores finais em perfeitas condições de consumo, uma vez que a estrutura física e operacional de algumas instituições é inadequada e nem sempre atendem às normas da Vigilância Sanitária. Tendo conhecimento dessa realidade, o Banco de Alimentos lançou no mês de maio, o Projeto Cozinha Nota Dez. O programa tem como objetivo incentivar a qualidade, segurança dos alimentos e boas práticas para serviços de alimentação das organizações beneficiárias parceiras.
Inicialmente, uma lista de verificação de boas práticas, higiene e manipulação de alimentos será aplicada em 82 instituições beneficentes. Em seguida, o Banco de Alimentos apresentará os resultados às instituições, orientando e ajudando a melhorar os itens não conformes. O Banco contribuirá para a melhoria das condições físicas e de higiene das cozinhas, capacitará os funcionários em boas práticas, higiene e manipulação de alimentos, incentivando a segurança dos alimentos consumidos pelas pessoas atendidas nas Instituições.
Para estimular as instituições foi criado o ?Selo de Qualificação Cozinha Nota Dez?. As entidades que obtiverem a pontuação estabelecida pelo Banco de Alimentos serão classificadas nas seguintes categorias: Prata (para as que atingirem 60 a 89% da pontuação); e Ouro (para as que atingiram 90 a 100% da pontuação). Esta é uma forma de incentivar as melhorias nas cozinhas das entidades, e a ajudar as pessoas beneficiadas por elas.
O Projeto Cozinha Nota Dez foi escrito pelas Nutricionistas Adriana Lockmann, Denise Zaffari e Mariana Brito e contou com a participação de Regina Catarina de Alcântara, Professora e Coordenadora do Curso de Nutrição da Unisinos; Luísa Rihl Castro, Professora do Curso de Nutrição da PUC-RS; Ana Beatriz Almeida de Oliveira, professora do Curso de Nutrição da UFRGS e Coordenadora do CECANE-UFRGS; e Janaína Guimarães Venzke, Professora Adjunta do Curso de Nutrição da UFRGS / Departamento de Medicina Social da FAMED. As listas de verificações serão aplicadas e avaliadas pelas Acadêmicas de Nutrição da PUC-RS, UFRGS, e UFCSPA. O Cozinha Nota Dez será amplamente divulgado, e as entidades beneficiadas contarão com diversos materiais de apoio, como cartazes, painéis, panfletos, manuais e guias. Outras ferramentas como o Hot Site e a Newsletter do Cozinha Nota Dez complementam a Campanha criada pela agência Me Gusta Propaganda.