Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores
Antônio Maurício Pinheiro Jucá, que já foi prefeito de Senador Pompeu (CE), presidente do
Banco de Alimentos de Porto Alegre, Paulo Renê Bernhard, e o vice-presidente, Antônio Parissi
O Estado do Ceará pode ser o próximo do Nordeste a adotar a metodologia do Banco de Alimentos de Porto Alegre. Nesta semana, o presidente do Consórcio de Desenvolvimento da Região do Sertão Central Sul (Codessul), Antônio Maurício Pinheiro Jucá, visitou a Fundação Gaúcha dos Bancos Sociais da FIERGS para conhecer as instalações e o funcionamento dos Bancos Sociais, com foco especial no Banco de Alimentos.
A iniciativa busca implantar um sistema similar no Ceará para combater a fome, replicando o modelo que já foi adotado pelo Rio Grande do Norte em 2006, por meio do Banco de Alimentos de Natal, que segue a metodologia de Porto Alegre. A proposta inicial é a criação de um Banco de Alimentos na região do Codessul, que abrange oito municípios no centro do Estado: Acopiara, Deputado Irapuan Pinheiro, Milhã, Mombaça, Pedra Branca, Piquet Carneiro, Senador Pompeu e Solonópole.
O Codessul tem como objetivo fomentar o desenvolvimento regional e melhorar a qualidade de vida da população. A implantação do Banco de Alimentos é vista como um primeiro passo, com possibilidades de expansão para outros setores econômicos, em um processo semelhante ao dos Bancos Sociais da FIERGS, que já contam com 14 unidades especializadas.