Newsletter
Receba nossas últimas informações diretamente em seu e-mail.
Mantenedores
Neste sábado, a Rede de Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul promove mais uma edição do Sábado Solidário, uma campanha que reforça a solidariedade em um momento do ano em que o espírito de doação ganha ainda mais significado. Neste dia 7 de dezembro, 24 cidades, de 16 Bancos de Alimentos integrantes da Rede, promoverão o Sábado Solidário.
São eles: Alegrete, Alvorada, Cachoeirinha, Camaquã, Caxias do Sul, Cruz Alta, Gravataí, Guaíba, Porto Alegre, Região do Calçado (Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo e Sapiranga), Santa Maria, Torres, Tramandaí (Imbé, Osório e Tramandaí), Vale do Sinos (Esteio, Portão, São Leopoldo e Sapucaia do Sul), Venâncio Aires e Viamão.
Os Bancos de Alimentos de Capão da Canoa, Pelotas e Rio Grande realizarão seu Sábado Solidário no dia 14.
A fome é uma realidade cruel e suas consequências são devastadoras, limitando o aprendizado, a capacidade de trabalho, a construção de uma vida digna e uma maturidade longeva e saudável. Em crianças, a falta de uma alimentação adequada compromete o desenvolvimento físico e cognitivo, perpetuando um ciclo de pobreza e exclusão. Muitas vezes, as organizações sociais e escolas são os únicos ambientes que oferecem uma alimentação digna a crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
O Sábado Solidário é uma oportunidade que se disponibiliza para sociedade praticar o bem, sendo um exemplo de como a solidariedade pode transformar realidades. Realizada em parceria com supermercados, onde voluntários uniformizados com jalecos do Banco de Alimentos recebem alimentos não perecíveis, a campanha arrecada doações para serem destinados a entidades assistenciais cadastradas nos Bancos de Alimentos. As doações são repassadas para mais de 1.000 organizações sociais, que atendem as comunidades mais carentes de suas respectivas cidades.
O Sábado Solidário é um chamado à reflexão sobre a importância da solidariedade como um valor permanente. Entretanto, o período de Natal é tempo de renovação e esperança. Afinal, compartilhar não é apenas doar alimentos, mas também espalhar empatia e construir um futuro mais justo para todos.
Também é possível fazer doações de forma online. Para tanto, basta acessar o site Doe Alimentos, clicando aqui.